Na noite do último sábado, ontem, as agremiações Arranco do Engenho de Dentro, Unidos da Ponte, Unidos de Bangu e União da Ilha do Governador, ensaiaram na passarela do samba. Foi uma noite 70% afro, em função dos enredos desenvolvidos pelas escolas.
Com enredo “Zé Espinguela’, chão do meu terreiro o Arranco ensaiou! Os diretores de ala estavam orientando os foliões e cobrando o canto. A escola que volta a passarela do samba após 10 anos de Intendente Magalhães, tem o enredo assinado por Antônio Gonzaga – que já criou identidade visual para Grande Rio – e conta pela primeira vez com uma mulher no carro de som. Pamella Falcão forma dupla com Diego Nicolau. A escola vai abrir os desfiles da Série Ouro, sexta-feira 17 de fevereiro.
“Liberte o nosso sagrado, o legado ancestral de mãe meninazinha de Oxum” é o enredo da Unidos da Ponte. Desenvolvido pelos carnavalescos Rodrigo Marques e Guilherme Diniz o enredo conta a historia da luta de uma das mais importantes Yalorixás do Brasil, na luta contra a intolerância e descriminação religiosa. O primeiro casal foi um show a parte, mas, quem roubou a cena foi a Rainha da bateria do Mestre Branco Ribeiro, Lilian Brito, vestida de Maria Mulambo, ela estava belíssima.
“… quem quer paz não faz a guerra, não atiça o meu Xangô…” refrão do samba da Unidos de Bangu, que vai falar do quinto Alafin de Oyó. comissão de frente estava linda, coreografada por Fábio Costa. O samba de Marcelo Adnet, Diego Nogueira, Domingos PS, Dudu Senna, Fábio Turko, Junior Fionda, Marcelinho Santos, Orlando Ambrósio e Tem-Tem Jr, foi cantado por Pixulé, interprete oficial da escola. A bateria do Mestre Lion Jorge, tem como rainha Wenny Isa, estava com seu naipe de tamborins impecável.
A última da noite de ontem, União da Ilha do Governador, a escola que foi rebaixa em 2020, vai falar da sua madrinha, Portela que completa 100 anos este ano. “O Encontro da águias no templo de momo” de Cahê Rodrigues. 3° lugar em 2022 a escola insulana encarou o ensaio com desfile e tomou conta da Marquês como se já fosse, sábado 18 de fevereiro. Afinal, existe apenas uma vaga para o grupo especial. As baianas da Ilha estavam caprichosamente vestidas.