No ano que completa 75 anos de fundação a azul e branco de Nilópolis, da baixada fluminense, vai levar para avenida uma rebelião. O enredo Brava Gente! O Grito dos Excluidos no Bicentenário da Independência, de Alexandre Louzada e André Rodrigues, vai falar do movimento revolucionário pela independência do Brasil que aconteceu na Bahia de 19/02/1822 e terminou em 02/07/1823. “…Naquele dois de julho, o Sol do triunfar
E os filhos desse chão a guerrear…”
Além de um enredo forte e uma samba que é um protesto, a Beija-Flor conta com o casal Selminha Sorriso e Cláudinho para defender o pavihlão. Válber Frutuoso na direção de harmonia, Dudu Azevedo na direção de carnaval e os mestres Rodney e Plínio a frente da bateria que tem a Rainha mais jovem do grupo especial.
No carro de som Neguinho acompanhado por Ludmila, o público na Marquês de Sapucaí foi ao delírio! Foi uma ensaio emocionante com uma paradão de quase 2 minutos e a comunidade segurou firme no gogo e não atravessou na volta… A Beija-Flor virá de Nilópolis para brigar pelo título. ‘Baixada em ato de rebelião.”