No dia 02 de dezembro será comemorado o Dia Nacional do Samba e teremos festa, ou melhor, dizendo – minidesfiles – na Cidade do Samba. O evento, que já faz parte do calendário da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), será comemorado pelas Escolas de Samba do Grupo Especial em dose dupla.
Mantendo a ordem dos desfiles oficiais programados para os dias 11 e 12 de fevereiro, no Sambódromo, elas se apresentarão em minidesfiles nas noites de 1º e 2 de dezembro.
As bases principais do evento foram acertadas entre os representantes das Agremiações na noite do dia 31 de outubro, em reunião plenária realizada na Cidade do Samba.
Os dirigentes foram informados que cada Escola terá um contingente de 300 componentes, entre eles comissão de frente, passistas, baianas, mestre-sala e porta-bandeira e bateria, com 30 minutos para desfilar entre os barracões da Beija-Flor de Nilópolis e o da Imperatriz Leopoldinense, percorrendo uma pista em L. Haverá um esquenta na tenda maior, recordando sambas que marcaram o espetáculo e, claro, a tradicional queima de fogos, refazendo o clima da Sapucaí.
Na sexta, dia 1º, desfilarão: Porto da Pedra, Beija-Flor, Salgueiro, Grande Rio, Unidos da Tijuca e Imperatriz. No sábado, 02/11, apresentar-se-ão: Mocidade, Portela, Vila, Mangueira, Tuiuti e Viradouro.
Os portões da Cidade do Samba serão abertos ao público a partir das 20h.
A venda de ingressos, shows musicais e outros detalhes do evento ainda estão sendo discutidos com a Prefeitura do Rio e a Riotur, parceiras no espetáculo.
Por: Redação.
Fonte: Liesa.
Foto: Liesa.