O Samba Subúrbio tem como objetivo fomentar os gêneros de dança a dois Samba de Gafieira e Samba Funkeado dentro dos recortes geográficos das regiões da Zona Norte, Baixada Fluminense e Zona Oeste. O evento parte da premissa de que é de extrema importância a valorização da Dança Salão nas partes não centrais da cidade, criando uma plataforma cada vez mais sólida de para que esses artistas das zonas periféricas possam se conectar e apresentar seus trabalhos, ou seja, divulgar e apoiar os profissionais dessa cena. Simultaneamente, o evento busca de conectar com outros segmentos da cidade do Rio de Janeiro, como o Centro e a Zona Sul, assim como estabelecer laços com outras localidades do Brasil.
O Samba Subúrbio trata-se de um evento de dança em formato de workshops e bailes. É composto por uma quantidade expressiva de aulas em que os professores e instrutores possuem total autonomia em seus métodos e didáticas, buscando a construção de um espaço seguro e criativo de ensino-aprendizagem para os estudantes presentes de acordo com o nível de desenvolvimento na dança. Além disso, a variedade de bailes está ligada a temáticas do imaginário suburbano carioca, buscando evidenciar elementos como vestimenta e gêneros musicais, em que todos os participantes e profissionais do evento têm a oportunidade de praticarem os ensinamentos dados em aula e confraternizarem, gerando um espaço de descontraído de conexão. Vale dizer também que o evento abraça microempreendedores do ramo alimentício, da moda e cuidados com o corpo, promovendo a divulgação e fortalecimento iniciativas independentes locais.
Através de pesquisas histórica e cultural sobre o Samba e a influência dele na formação geográfica do subúrbio, a curadoria dessa edição do Samba Subúrbio tem uma responsabilidade social e artística ao trazer para o centro do debate contemporâneo uma linguagem antiga dos bailes do subúrbio. Esse movimento remete a processos de costura, ligamento e expansão, da mesma forma que a evolução da malha ferroviária conecta o subúrbio e traz progresso social para essa população, a evolução da dança percorre esses trilhos, levando-a das zonas periféricas para o mundo. Afinal de contas, o lugar do Samba é onde ele quiser chegar.
Datas: do evento: 8, 9 e 10 de setembro de 2023
Local: Studio de Dança Henrique Nascimento- Av. Dom Hélder Câmara, 6076- Pilares, Rio de Janeiro
Evento: Samba Subúrbio (@sambasuburbio)
Equipe:
Idealização: Henrique Nascimento (@prof.henriquenasc)
Realização e Direção Artística: Adalberto Shock (@oadalbertoshock)
Produção executiva: Marianni Paiva (@dramariannipaiva ) e Emmanuele Uereaua (@manuuereaua)