Calma, não é Carnaval fora de época. Foi o lançamento do CD das Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro, em formato de mini desfile. A ideia nasceu na Liga Ouro, ano passado, e foi sucesso absoluto. Este ano no Carnaval, que não foi Carnaval, em fevereiro, a Liesa já adotou a sugestão e deu certo. Foram duas noites de minis desfiles, foi uma bela prévia do que veríamos em abril.
Todos os anos, em dezembro, a Liga Independente da Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro, faz uma festa para lançar o CD com os sambas enredo. Este ano foi diferente, o lançamento foi em formato de mini desfile. Desfile em dezembro para fecharmos o ano com chave de ouro.
Os ingressos não estavam baratos, talvez por isso, não tenha ficado tão cheio como lançamento da Série Ouro em 2021. Preços a parte, as agremiações fizeram sua parte, respeitando cada centavo pago pelo público. Os seguimentos importantes estavam presentes, as figuras famosas compareceram e cada mim desfile foi encarado com um ensaio geral.
Na noite de sábado, a GRES Estação Primeira de Mangueira chamou atenção dos foliões presente e os que assistiam online. E no final do seu desfile arrastou a galera pela Cidade do Samba Joãozinho Trinta. “Eparey Oyá, Eparey maninha, quando o verde encontra o rosa, toda preta é Rainha.”
Mas, na noite de ontem, domingo, os elogios estavam mais divididos. A voz do Wander Pires deu a GRES Paraíso do Tuiuti uma nova cara. A última frase do refrão da GRES Vila Isabel confundiu o público que estava cantando o nome de um medicamento digestivo, mas o correto é: “…toda luz do meu axé: Evoé, evoé. Mas, as duas últimas escolas da noite, abalaram as estruturas. O povo nilopolitano (GRES Beija-Flor) protestou com vontade: “é a rua pela vida, é a vida do irmão. Baixada em ato de rebelião.” O público presente cantou com vontade e verdade. Mas, não foi diferente com a queridinha de Niterói (GRES Unidos do Viradouro), o povo cantou e foi atras dela no final do seu desfile. “… no cantar da Viradouro, o meu samba é manifesto. Imagem de Deus, sou eu.”
Foram duas noites de previas maravilhosas, já temos uma noção do que veremos em fevereiro 2023. Serão disputas aceradíssimas. E o mais importante, as festas de lançamento do CD podem ficar no passado. O formato de mini desfile, que o folião pode participar, é perfeita com os ajustes corretos, como por exemplo, preço da entrada. Por Cláudia Lucia Monteiro